Webquest Contratualistas

Introdução / Tarefa / Processo / Avaliação / Conclusão

Esta WebQuest foi desenvolvida para alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão e pode ser adaptada para outros contextos, turmas e escolas.

Introdução

Por que seguimos as regras que seguimos? A resposta a essa pergunta não pretende ser esgotada, mas alguns filósofos modernos podem dar uma dica porque fazemos isso. Por que você não tenta descobrir alguns caminhos para essa resposta?

Tarefa

As democracias constantemente passam por crises e parte de crises são agravadas pelo não entendimento da relação entre povo (enquanto indivíduos políticos) e Estado/Governo. No intuito de divulgação educacional comunitária, a associação do bairro solicitou a vocês, renomados estudantes, um documentário que será exibido no próximo encontro da comunidade.

Para isso, deverão elaborar um vídeo com 10 a 15 minutos de duração, relatando as conclusões obtidas a partir do relatório e entrevistas desenvolvidos sobre a temática.

Processo

Os grupos deverão ter no máximo 4 integrantes. A duração total da WebQuest será de aproximadamente um mês (levando em consideração que o assunto já teria sido abordado em sala de aula). Esse tempo será dividido entre as seguintes etapas:

a) Realizar uma pesquisa teórica sobre Contrato Social utilizando o material de apoio disponibilizado ou outras fontes se o grupo achar necessário.

b) Realizar uma entrevista com a população sobre o tema, considerando os seguintes tópicos:

  • Por que você segue as regras do governo, de trânsito, do município, do bairro, etc.?
  • Você acha que somos plenamente livres em sociedade?
  • Você acha que a população tem autonomia para fazer suas leis?
  • O que você entende por democracia?

c) Elaborar um relatório escrito, que deverá conter:

  • Introdução ao assunto (o que é a teoria do Contrato Social? Quando surgiram as Ideias? Quem são os principais autores)
  • Quem são os principais filósofos que tratam a respeito do tema?
  • Quais são as ideias de Estado de Natureza dos principais autores envolvidos?

c) Elaborar um vídeo com duração de 10 a 15 minutos, apresentando as conclusões obtidas pelo grupo.

Material de Apoio

Contrato Social: existe um acordo entre Estado e sociedade? <https://www.politize.com.br/contrato-social/>

Contrato social. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Contrato_social>

Contratualismo. <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/contratualismo.htm>

Contratualismo: como surgiu a teoria que deu origem ao contrato social <https://www.suno.com.br/artigos/contratualismo/>

Os Contratualistas em questão: Hobbes, Locke e Rousseau. <https://www.redalyc.org/journal/934/93453803002/html/>

O Contrato Social: Hobbes, Locke e Rousseau. <https://ensaiosenotas.com/2018/03/02/o-contrato-social-hobbes-locke-e-rousseau/>

Rousseau e o contrato social. <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/rousseau-contrato-social.htm>

Curiosidades sobre Contratualistas. <https://youtu.be/rsL4yjGnD4k>

Resumão sobre Contratualistas. <https://youtu.be/ikA1we0NgCA>

Avaliação

A avaliação será feita de acordo com o desempenho do grupo, sendo realizada pelo professor (85%), pelos colegas de turma (10%) e por auto-avaliação (5%), totalizando 100%.

Será atribuído a cada etapa a seguinte pontuação, tendo como total 100 pontos:

EtapaPontuação
Relatório20
Documentário40
Participação e integração com o grupo10
Apresentação15
Avaliação dos colegas de turma10
Autoavaliação5
Total100

Para avaliação dos colegas e autoavaliação deve-se seguir a seguinte tabela:

Aspectos a se considerar para análise do documentário e apresentaçãoPesoPontuação (0 à 100)
Conteúdo do documentário (todos os tópicos solicitados foram abordados?)40
Coerência (houve contradição entre os membros do grupo?)25
Clareza (a apresentação do assunto foi clara?)20
Tempo (o grupo excedeu ou não o tempo limite?)5
Participação (todos os elementos do grupo participaram da apresentação?)10
Total

Conclusão

A participação ativa da sociedade por meio da educação está sendo cada vez mais demandada pela sociedade. Décadas atrás, os nomes que apareciam na ponta da língua do cidadão costumavam ser de jogadores de futebol. No entanto, hoje, nomes de juízes, deputados, vereadores, pessoas envolvidas politicamente de uma maneira geral substituem grande parte desses nomes das conversas do cotidiano.

A construção de um país mais justo passa pela sofisticação do debate político público e entender as principais teorias que estão por trás da política é um passo em direção do bem estar social.

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